"MUSEUS PARA O SÉCULO XXI"

O Ministério da Cultura promoveu esta 4ª. Feira, dia 20 de Janeiro, pelas 16H00, nas instalações do Museu de Arte Popular, em Belém, a apresentação do Plano Estratégico dos Museus – “Museus para o Século XXI”.

Nesta Sessão foram apresentados os Eixos Estratégicos em que o plano se baseia referindo o reenquadramento de gestão dos Museus, a avaliação de conceitos, a prioridade na rede portuguesa de Museus, a transferência para as Autarquias de algumas unidades museológicas ainda na tutela do IMC, nomeadamente patrimonial e museológico com a intenção de os (re)qualificar.

No § 1.5 referente ao Eixo Belém-AJuda foi referido a importância do Turismo Cultural, dos conteúdos dos referidos Museus instalados nesta área e a importância da Iniciativa Privada como motora de Projectos Inovadores (numa alusão indirecta ao Projecto actual co-organizado com a INDUSCRIA_Plataforma para as Indústrias Criativas), presentemente em curso.

A apresentação contou com as presenças da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, do Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e do Director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), João Brigola, além de entidades dirigentes de museus e palácios tutelados pelo Ministério da Cultura.



Sem comentários:

Enviar um comentário