A CIDADE COMO PRETEXTO

Lisboa: Uma Cidade Transcultural Para o Séc. XXI

CONVERSAS À VOLTA DA MESA
26 Abril a 7 Junho 2011

Porque gostamos de ouvir falar de arquitectura? Porque gostamos de ouvir falar sobre o que somos, o que fazemos e como vivemos. Não há arquitectura sem pessoas. As actividades humanas pressupõem os lugares onde acontecem, dos quais nos lembramos mais tarde, como se a nossa vida fosse um filme. O quotidiano lisboeta é vivido em bairros históricos a que chamamos velhos, entre ruas estreitas e paredes modernamente grafitadas. Sabemos que a calçada em pedra é traiçoeira para os saltos das senhoras, e que há dias em que a luz nos cega, quando descemos a rua do Alecrim em direcção ao rio. Ouvimos falar de arquitectura nos bancos do Jardim das Amoreiras, se calha sentarmo-nos ali. «O que aconteceu à capela?», pergunta um lisboeta incrédulo com a degradação da Sétima Colina. A melhoria da qualidade urbana é uma preocupação comum a todos. É ainda uma parte indispensável na qualificação e valorização de Lisboa como destino cultural.

A Galeria Luís Serpa Projectos, em colaboração com O Museu Temporário_Projecto[s] de Engenharia Cultural e a INDUSCRIA_Plataforma para as Indústrias Criativas propõe que ouçamos os especialistas. Os arquitectos TERESA CASTRO, JOÃO LUÍS CARRILHO DA GRAÇA, GONÇALO BYRNE, MANUEL AIRES MATEUS, FREDERICO VALSASSINA, ALBERTO DE SOUZA OLIVEIRA e MANUEL GRAÇA DIAS são alguns dos participantes nas CONVERSAS À VOLTA DA MESA que darão respostas informadas sobre preocupações comuns a respeito do destino urbanístico de Lisboa. Tendo a CIDADE COMO PRETEXTO em pano de fundo, os arquitectos convidados farão apresentações sobre projectos de edifícios na zona do Largo do Rato, Avenida da Liberdade e Amoreiras.
A eles junta-se o artista americano ROBERT WILSON que, em The Lisbon Experience, falará sobre como um criador internacional encontra inspiração na nossa cidade. ROBERT WILSON tem vindo a apresentar espectáculos e exposições em Portugal onde granjeia de grande prestígio. Apresentou espectáculos na Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest e CCB_Centro Cultural de Belém e exposições na Galeria Luís Serpa Projectos e Fundação Elipse. Em 1998, apresentou a ópera O Corvo Branco com música de Phillip Glass e libreto de Luís Costa Gomes, no âmbito da EXPO’98.
As CONVERSAS À VOLTA DA MESA são moderadas por Luís Serpa e têm lugar de 26 de Abril a 07 de Junho 2011, às terças-feiras, às 19h00, na Rua Tenente Raul Cascais 1B. A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário