NEWSLETTER 02/10


PROGRAMA

#1. 09 Fevereiro 2010 [3ª Feira] _11h00> (Sessão Reservada a Entidades Convidadas)
Encontro com os Directores de Museus, Edifícios Histórico-Monumentais & Afins de Lisboa
Discussão da Carta de Intenções

RUI SILVESTRE [Museu Colecção Berardo]
LUIS SERPA [INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas]
LUÍS RAPOSO [ICOM_Portugal Museu de Arqueologia]_Moderador

> Local: Museu Colecção Berardo, [Pequeno Auditório], Praça do Império_Belém_Lisboa

#2. 09 Fevereiro 2010 [3ª Feira] _13h00> (Almoço Reservado a Entidades Convidadas)
Encontro com os Directores de Museus, Edifícios Histórico-Monumentais & Afins de Lisboa


#3. 09 Fevereiro 2010 [3ª Feira] _15h00> (Sessão Aberta ao Público)
Apresentação da Carta de Intenções


RUI SILVESTRE [Museu Colecção Berardo]
LUÍS RAPOSO [ICOM_Portugal Museu de Arqueologia]_ Apresentação de Carta de Intenções_Lisbon Museums Districts
LUIS SERPA [INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas]_Moderador

> Local: Museu Colecção Berardo, [Foyer Grande Hall], Praça do Império_Belém_Lisboa

09 Fevereiro 2010 [3ª Feira] _16h00> (Sessão Aberta ao Público)
Conferência de DIETER BOGNER

DIETER BOGNER: “MUSEUMS AS POLITICAL AND ECONOMICAL FACTOR_From the Museumsquartier Vienna to the Museumslandschaft Kassel” [Conferência]
LUIS SERPA [INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas]_Moderador

> Local: Museu Colecção Berardo, [Foyer Grande Hall], Praça do Império_Belém_Lisboa

ENTIDADES CONVIDADAS (Sessão Reservada):
#00_Zona Turística de Interesse 0 (Algés District): Aquário Vasco da Gama Centro de Arte Manuel de Brito. #01_Zona Turística de Interesse 1 (Belém-Ajuda District): Torre de Belém Museu de Arte Popular Centro Cultural de Belém Museu Colecção Berardo Padrão dos Descobrimentos Museu de Marinha Planetário Museu Nacional de Arqueologia Mosteiro dos Jerónimos Jardim Botânico Tropical Museu de Etnologia Museu da Presidência da República Museu Nacional dos Coches Museu da Electricidade Palácio Nacional da Ajuda – Galeria de Pintura do Rei D. Luís I Jardim Botânico da Ajuda. #02_Zona Turística de Interesse 2 (Tagus Route): Cordoaria Nacional AIP Congressos - Centro de Reuniões da FIL Museu de Macau Museu da Carris Museu do Oriente Gare Marítima de Alcântara Museu Nacional de Arte Antiga Africa.cont. #03_Zona Turística de Interesse 3 (Boavista Design District): Museu da Marioneta (Convento das Bernardas) Museu das Comunicações Ordem dos Arquitectos (Banhos de S. Paulo) Mercado da Ribeira. #04_Zona Turística de Interesse 4 (Romantic Routes): Museu da Assembleia da República Casa- Museu Amália Rodrigues Museu de São Roque Reservatório da Patriarcal - Príncipe Real Jardim Botânico Museus da Politécnica Mãe d’Água das Amoreiras Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva Cinemateca Portuguesa Fundação Medeiros Almeida Sociedade Nacional de Belas-Artes. #05_Zona Turística de Interesse 5 (Baixa Chiado District): Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu da Farmácia Pátio da Galé (Terreiro do Paço) Estação do Rossio Museu do Design e da Moda (MUDE) Palácio da Independência
Palácio Foz. #06_Zona Turística de Interesse 6 (Alfama Traditional District): Museu Antoniano Museu de Artes Decorativas Portuguesas (Fundação Ricardo Espírito Santo) Panteão Nacional Museu Militar Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa Casa dos Bicos (Fundação José Saramago). #07_Zona Turística de Interesse 7 (Oriental Route): Museu da Água Museu Nacional do Azulejo Convento do Beato Fábrica de Braço de Prata
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Oceanário de Lisboa Pavilhão de Portugal. #08_Zona Turística de Interesse 8 (Avenidas Novas District): Centro de Exposições da Culturgest Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão Museu Calouste Gulbenkian Museu Nacional do Desporto (Parque Eduardo VII – Pavilhão Carlos Lopes) Casa Museu Anastácio Gonçalves (Casa Malhoa) Museu Rafael Bordalo Pinheiro Biblioteca Nacional Arquivo Nacional da Torre do Tombo Museu da Cidade. #09_E ainda: Museu Nacional do Traje Museu Nacional do Teatro Museu Geológico Tapada das Necessidades.

CONTEXTO DE PARTIDA
Um modelo de excepção para um momento de reflexão conjunta
As Mesa-Redondas MUSEUS DE BELÉM - PERSPECTIVAS DE FUTURO que o ICOM PT organizou em 19 de Maio 2009, 11 de Janeiro e 09 Fevereiro 2010, no Museu-Colecção Berardo, em Lisboa, constituiu um importante momento de reflexão conjunta sobre o Parque Monumental e Museológico de Belém. Pela primeira vez, todos os Directores dos referidos espaços museológicos, e ainda alguns de Edíficios Histórico-Monumentais & Afins, assim como algumas Fundações, situados em zonas adjacentes, reuniram-se para discutir, em conjunto, as possibilidades de uma gestão integrada da zona, dando origem ao que se poderia designar como uma marca comum, "Museus de Belém".

CARTA DE INTENÇÕES
Contexto de partida:
A Zona de Belém-Ajuda, ao qual se juntam outras Zonas e Itinerários conexos com equipamentos museológicos complementares, desde Algés até à Expo, em Lisboa, constituíem-se como potenciais Zonas de Interesse Turístico (ZITs) que urge implementar, dado incluir os mais notáveis Museus e Edíficios Histórico-Monumentais & Afins da Cidade, tal como definido e previsto no PENT e em Outros Estudos e Planos Estratégicos, uns já aprovados e em vigor, outros em fase de re-engenharia;

Para saber mais sobre o Contexto de Partida e Proposta da Carta de Intenções:

http://www.mediafire.com/?y4xgky2jzmn


INFORMAÇÕES & CONFIRMAÇÕES: MADALENA CARMONA E COSTA [INDUSCRIA] > Telf. 213 977 744_967 373 253 E-mail: induscria@gmail.com http://induscria.blogspot.com



"MUSEUS PARA O SÉCULO XXI"

O Ministério da Cultura promoveu esta 4ª. Feira, dia 20 de Janeiro, pelas 16H00, nas instalações do Museu de Arte Popular, em Belém, a apresentação do Plano Estratégico dos Museus – “Museus para o Século XXI”.

Nesta Sessão foram apresentados os Eixos Estratégicos em que o plano se baseia referindo o reenquadramento de gestão dos Museus, a avaliação de conceitos, a prioridade na rede portuguesa de Museus, a transferência para as Autarquias de algumas unidades museológicas ainda na tutela do IMC, nomeadamente patrimonial e museológico com a intenção de os (re)qualificar.

No § 1.5 referente ao Eixo Belém-AJuda foi referido a importância do Turismo Cultural, dos conteúdos dos referidos Museus instalados nesta área e a importância da Iniciativa Privada como motora de Projectos Inovadores (numa alusão indirecta ao Projecto actual co-organizado com a INDUSCRIA_Plataforma para as Indústrias Criativas), presentemente em curso.

A apresentação contou com as presenças da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, do Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e do Director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), João Brigola, além de entidades dirigentes de museus e palácios tutelados pelo Ministério da Cultura.



Encontro de Directores de Museus, Edifícios Histórico-Monumentais e Afins, da Zona Belém-Ajuda-Alcântara


Colocar Lisboa como um Destino Cultural, potenciando o Turismo e a Cultura

Realizou-se no Museu Colecção Berardo, no passado dia 11 de Janeiro, o Encontro entre Directores de Museus, Edifícios Histórico-Monumentais da Zona Belém-Ajuda-Alcântara como o objectivo de elaborar uma Carta de Intenções para potenciar a criação do Distrito Belém-Ajuda que inclua as Insituições participantes (Fundação Centro Cultural de Belém; Galeria de Pintura D. Luís (Palácio da Ajuda); LxFactory; Mosteiro dos Jerónimos; Museu Colecção Berardo; Museu da Carris; Museu da Electricidade – Fundação EDP; Museu e Jardim Botânico Tropical; Museu de Macau – Centro Científico e Cultural de Macau; Museu de Marinha; Museu da Marioneta; Museu Nacional dos Coches; Museu Nacional de Etnologia; Padrão dos Descobrimentos/EGEAC; Palácio da Ajuda; Planetário Calouste Gulbenkian).


Depois do primeiro encontro, organizado pelo ICOM-PT em Maio de 2009, foi com grande entusiasmo que se assistiu a um aumento significativo de participantes neste novo encontro entre os principais responsavéis, uma reunião que permitiu equacionar a possibilidade de unir no mesmo Itinerário diversos outros Distritos Culturais, tendo adoptado um Título de Trabalho Provisório mas que refelecte o espírito da inciativa From the Aquarium to the Oceanarium - a Lisbon Cultural Itinerary (Título de Trabalho), Lisboa Como Destino Cultural, Um Projecto de Futuro tendo como objectivo principal dinamizar e potencializar esta zona cultural da Cidade de Lisboa.


Depois das boas-vindas do Dr. Rui Silvestre (Director do Museu Colecção Berardo) e de uma primeira abordagem sobre o Projecto, feita pelo Presidente de Mesa Dr. Luís Raposo (Director do Museu Nacional de Arqueologia e Presidente do ICOM-PT),foi a vez da intervenção do Luís Serpa (Membro Fundador da INDUSCRIA e Co-organizador da Iniciativa) que se dobrouçou sobre os objectivos da INDUSCRIA como Plataforma para as Indústrias Criativas reforçando a ideia das potencialidades de Belém-Ajuda como uma Zona Turística de Interesse (ZTIs) incluído no PENT- Programa Estratégico Nacional para o Turismo.


No dia 09 de Fevereiro está agendado um novo Encontro - Mesa Redonda, onde se irá formalizar a Carta de Intenções que será assinda às 15h00, numa Sessão Pública, pelas Entidades Aderentes. Neste mesmo dia, às 16h00 Dieter Bogner especialista em Planeamento de Museus, falará, numa Conferência aberta ao público, do tema " “Museums as political and economical factor_From the Museumsquartier Vienna to the Museumslandschaft Kassel".
1.O QUE É A INDUSCRIA

2. CORE BUSINESS

3.QUAIS SÃO AS INDÚSTRIAS CRIATIVAS

4.COMO NASCEU A INDUSCRIA

5.OBJECTIVOS

6.ÓRGÃOS SOCIAIS

7.CONSULTORES

8.BROCHURA_APRESENTAÇÃO




MEMBROS FUNDADORES_em construção
AGÊNCIA INOVA - Associação para a Cultura e Criatividade

AIP_Associação Industrial Portuguesa
APA_Associação Portuguesa dos Antiquários
BES_Banco Espírito Santo
ETIC_Escola Técnica de Imagem e Comunicação

FILL THE MOON PRODUCTIONS
FS Consultores - Business Consulting & Accounting
FUNDAÇÃO PLMJ

GIEFARTE - Galeria de Arte
IDEIAS DO SÉCULO - Associação
INTELI - Centro de Inteligência e Inovação
KPMG & Associados - Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, S.A.

O MUSEU TEMPORÁRIO_Projecto[s] de Engenharia Cultural
SERCULTUR - Conteúdos Digitais


MEMBROS EFECTIVOS_em construção
Alberto Picco( Artista Visual)
Associação Espaços do Desenho

Filipe Craveiro Rocha (Joalharia Contemporânea)
Inês Salpico (Artista/Performer;Curadora; Produtora)
Rui Rasquilho
Teresa Castro (Arquitecta)

Frederico Morgado (Topógrafo)
Victor Cardial (Consultor de gestão)

NEWSLETTER 01/09


The LISBON MUSEUMS DISTRICT Project Uma iniciativa conjunta ICOM PT, MUSEU COLECÇÃO BERARDO e INDUSCRIA_Plataforma Para a Indústrias Criativas


11 Janeiro 2010 [2ª Feira] _15h00> (Sessão Reservada a Entidades Convidadas)
Encontro com os Directores de Museus & Edifícios Histórico-Monumentais da Zona Belém-Ajuda-Alcântara (Lisboa) “Contributos Para uma Carta de Intenções

RUI SILVESTRE [Museu Colecção Berardo]_ Boasvindas
LUIS SERPA [INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas]_Sobre a Revitalização Urbana: Arte_Tecnologia & Empreendedorismo
LUÍS RAPOSO [ICOM_Portugal Museu de Arqueologia]_Moderador
> Local: Museu Colecção Berardo, [Pequeno Auditório], Praça do Império_Belém_Lisboa

09 Fevereiro 2010 [3ª Feira] _11h00> (Sessão Reservada a Entidades Convidadas)
Encontro com os Directores de Museus & Edifícios Histórico-Monumentais da Zona Belém-Ajuda-Alcântara (Lisboa)

RUI SILVESTRE[Museu Colecção Berardo]
LUIS SERPA [INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas]
LUÍS RAPOSO [ICOM_Portugal Museu de Arqueologia]_Moderador
> Local: Museu Colecção Berardo, [Pequeno Auditório], Praça do Império_Belém_Lisboa

09 Fevereiro 2010 [3ª Feira] _15h00> (Sessão Aberta ao Público)

RUI SILVESTRE [Museu Colecção Berardo]
LUÍS RAPOSO [ICOM_Portugal Museu de Arqueologia]_ Apresentação de Carta de Intenções_Lisbon Museums District
DIETER BOGNER: “Museums as political and economical factor_From the Museumsquartier Vienna to the Museumslandschaft Kassel” [Conferência]
LUIS SERPA [INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas]_Moderador
> Local: Museu Colecção Berardo, [Foyer Grande Hall], Praça do Império_Belém_Lisboa

Entidades Convidadas: Centro de Congressos_AIP Cordoaria Nacional (Ministério da Defesa)_ Galeria de Pintura D.Luis I (Palácio da Ajuda)_Jardim Botânico Tropical_Jardim das Necessidades_LX Factory_Mosteiro dos Jerónimos_Museu Colecção Berardo_Museu da Carris_Museu da Electricidade-Fundação EDP_Museu de Marinha_Museu da Presidência da República_Museu de Macau_Museu do Oriente_Museu Nacional de Arqueologia_Museu Nacional de Arte Antiga_Museu Nacional dos Coches_Museu Nacional de Etnologia_Padrão dos Descobrimentos-EGEAC_Planetário_Torre de Belém

Contexto de partida:
_O eixo de Belém-Ajuda-Alcântara, ao qual se juntam zonas conexas com equipamentos museológicos complementares, permite considerar que estamos perante um potencial modelo de negócio cultural capaz de contribuir para o desenvolvimento da economia de cada um dos Membros Parceiros. Além da notoriedade do lugar, permitirá colocar Lisboa como uma cidade de destino cultural.Pretende-se elaborar um Plano Estratégico que contribua para potenciar as qualidades intrínsecas da zona, incentivando ainda, actividades conexas de modo a configurar novos modelos de negócio criativos.

Objectivos:
_Conceber um Plano Estratégico para implementar o turismo cultural na cidade de Lisboa;

_Contribuir para o aumento de visitantes na zona e o número de visitantes das Entidades Participantes;

_Conceber conteúdos culturais com vocação comercial (produtos transaccionáveis e pertinência internacional), não só a partir dos espólios dos Museus como de outros deles derivados, com capacidade para a criação de valor acrescentado;

_Contribuir para a nova economia elaborando um Programa Cultural de excelência para Lisboa.


INFORMAÇÕES & CONFIRMAÇÕES: MADALENA CARMONA E COSTA [INDUSCRIA] > Telf. 213 977 744_967 373 253 E-mail: induscria@gmail.com http://induscria.blogspot.com/




Projecto de Cooperação «Clusters Criativos»

"A rede de cooperação “Creative Clusters – Creative Clusters in Low Density Urban Areas”, co-fincanciada pelo Programa URBACT II e liderado pelo Município de Óbidos, publicou a sua segunda newsletter, que noticia acções realizadas em pequenas e médias cidades e vilas da União Europeia que apostem na criatividade e inovação como motores de desenvolvimento".

Consulte aqui Newsletter n.º 2 http://www.mediafire.com/?omz4mzm14jw

Comissão consultiva do PROT-AML reunida no mês de Dezembro




A Comissão Consultiva do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML) reuniu no dia 17 de Dezembro para apresentação da proposta final de alteração do plano, incluindo a Avaliação Ambiental Estratégica e o programa de execução, que enumera um conjunto de investimentos estruturantes para o desenvolvimento deste território nos próximos anos.



Na reunião, que decorreu na Fundação Cidade de Lisboa, foi igualmente estabelecido um calendário para elaboração do parecer final da comissão, o passo que falta para que a nova versão do PROT-AML possa avançar para consulta pública e ser entregue ao Governo.

A Comissão Consultiva é o órgão de acompanhamento do plano e integra entidades da administração central, municípios, universidades e organizações da área de intervenção do PROT. 12-12-2009